A sustentabilidade é um estilo de vida que precisa ser adotado em muitos aspectos da nossa vida em sociedade. Por essa razão, cada vez mais podemos observar empresas e organizações pautando-se na questão ambientalista para expandir suas atividades, e consequentemente, atingindo novos nichos de mercado extremamente valiosos.
A utilização deste tipo de tecido é uma excelente maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente e com o bem dos animais. A partir daí, podemos começar a entender a importância do surgimento de tecidos veganos. Caso ainda não conheça, trouxemos uma breve apresentação com ótimos exemplos. Confira!
Os tecidos veganos são fabricados sem a utilização de matéria-prima de origem animal. Seu processo produtivo assegura que nenhum ser vivo (incluindo o humano) será danificado ou explorado durante os procedimentos. Assim sendo, as pessoas que adotam o veganismo como filosofia de vida, excluem qualquer tecido produzido a partir de matéria-prima de origem animal, como couro, lã, seda, camurça e peles.
Geralmente, as lavouras convencionais de algodão são cultivadas com a constante utilização de agrotóxicos e por isso, tendem a causar muitos danos ao meio ambiente, animais que ali habitam e também ao agricultor. Já a cultura orgânica é uma alternativa que ajuda a reduzir o impacto ambiental negativo, visto que preserva a saúde do solo, consome menos água e não polui.
O Muskin é uma excelente alternativa para substituir a camurça. Este couro vegetal é 100% biodegradável e foi desenvolvido pela empresa italiana Grado Zero Espace a partir da extração de cogumelos, sendo curtido de forma natural e livre de agentes químicos. Suas maiores semelhanças com a camurça se dão em virtude de ser um tecido respirável, ajustável e repelente a água.
O cânhamo é uma fibra obtida de plantas que proporcionam muitos benefícios ao meio ambiente. Este tipo de vegetal pode ser cultivado próximo aos rios e por isso, não é preciso desgastar o solo. Os tecidos de cânhamo são muito suaves e ganham cada dia mais aderência no mercado.
Iniciativas que se dispõem a encontrar meios de produção sustentáveis merecem muita atenção. A Oyapoc se preocupa em oferecer as melhores soluções a você, então se quiser conhecer outros tecidos sustentáveis, confira esse post que fizemos. E para não perder nenhuma novidade da Indústria Têxtil, não se esqueça de assinar a nossa newsletter.