Ainda que você não perceba, os tecidos e produtos têxteis confeccionados com fios de fibra de poliéster estão em muitos lugares, pois são extremamente populares nos mais diversos segmentos do mercado, como por exemplo nos setores de vestuário, cortinados, mobiliário, etc. O poliéster é uma fibra sintética que pertence a categoria dos polímeros e seu nome derivado é PET (politereftalato de etileno).
Na leitura a seguir, separamos algumas das principais vantagens que o poliéster pode oferecer em um comparativo com a fibra de algodão. Confira!
Geralmente, o poliéster utilizado na fabricação de tecidos trata-se de uma fibra sintética produzida em laboratório, com característica termoplástica, isto é, com a capacidade que possibilita o material ser aquecido em altas temperaturas e moldado em qualquer formato, sem perder suas propriedades. Essa é um aspecto extremamente importante para o mercado, visto que pode atender as mais diversas demandas e também ser reciclado.
Os tecidos de algodão por sua vez, são confeccionados com fibras naturais, assim como a lã, o linho e a seda. As fibras de algodão também proporcionam diversas vantagens e por isso, o material é pioneiro na indústria têxtil e está muito presente no mercado, inclusive em misturas com o poliéster para adquirir as vantagens do fio sintético. Entretanto, os tecidos dessa fibra amassam com extrema facilidade, além de perderem a intensidade da cor e esticarem com o tempo de uso e lavagens.
Os tecidos de poliéster proporcionam diversas vantagens aos consumidores, como por exemplo:
É comum que fibras de poliéster e algodão sejam mescladas para que o tecido final adquira as vantagens de ambos materiais, conferindo um produto ainda mais completo e eficaz. A Oyapoc oferece soluções da mais alta qualidade para facilitar o dia a dia dos seus negócios e impulsionar os resultados.
Conheça agora mesmo todo nossocatálogo de produtos e não deixe de assinar a newsletter para receber todas as novidades da Indústria Têxtil.