O Cordura® é um tecido com alta durabilidade e resistência. Suas características permitem que seja usado em diversos produtos que demandam um tecido robusto, inclusive na indústria militar, como botas, mochilas e até mesmo coletes à prova de balas.
Trata-se de um tecido confiável e, ao mesmo tempo, confortável. Essas duas propriedades fazem do Cordura® a matéria-prima na fabricação de coletes à prova de balas.
Entenda mais sobre as funcionalidades do Cordura® e como elas atuam nos produtos da indústria militar.
Cordura é o nome comercial de um tecido similar ao Nylon, porém com maior resistência. Ele foi criado pela empresa americana DuPont, e atualmente é fabricado pela Invista. A fabricação do Cordura® original demanda uma autorização oficial da empresa.
A ponta da bala é achatada ao entrar em contato com o colete e o impacto é distribuído por todo o tecido até que a bala seja paralisada por completo. Os coletes são feitos de várias camadas de fibra entrelaçadas, podendo variar de uma a quatro. Quanto mais camadas, maior é o nível de proteção.
A alta resistência do Cordura® faz com que ele seja uma verdadeira “armadura” contra diferentes agressões. Ele suporta bem fricções e danos de alto impacto, mantendo-se intacto mesmo em situações que outros tecidos rasgariam. O Cordura® também aguenta altas temperaturas até começar a queimar.
Outra característica do tecido é sua capacidade de atuar como isolante térmico, mantendo a temperatura do corpo. O Cordura® também permite impermeabilização, tornando-se resistente à chuva.
Mesmo com todas as suas qualidades de robustez, o Cordura® é um tecido leve. Com isso, ele proporciona conforto ao ser vestido e é ideal para ser usado na fabricação de coletes à prova de bala.
A Oyapoc possui homologação oficial da Invista Brasil para a fabricação autorizada do Cordura® 1000 e 500. Isso proporciona a garantia de que nossos produtos possuem a confiabilidade que sua empresa precisa.
Conheça nosso catálogo e as soluções que a Oyapoc possui para o seu processo de fabricação! Inscreva-se em nossa newsletter para receber as novidades da indústria têxtil em primeira mão.