Não é a primeira vez que vemos este cenário acontecer: momentos de crises e dificuldades promovendo transformações extremamente significativas. Em meio a pandemia da covid-19, todos nós estamos tendo que nos reinventar e adaptar às novas condições da vida urbana. E na Indústria Têxtil também não foi diferente.
Recentemente, cientistas brasileiros desenvolveram um composto antiviral capaz de eliminar 99,9% do coronavírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19) dos tecidos após dois minutos de aplicação, resultando num produto têxtil à prova do novo coronavírus.
Na leitura a seguir, você conhece as principais características e vantagens desta inovação têxtil. Confira!
Os pesquisadores já sabiam que o composto antiviral criado a base de nanopartículas de prata e sílica na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) era capaz de eliminar fungos e bactérias. Agora, com testes realizados em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) comprovou-se que a substância também possui eficácia contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, removendo o agente responsável pela covid-19 de tecidos em apenas dois minutos após aplicação.
A substância antiviral pode ser utilizada nos processos produtivos dos tecidos como revestimento. Nos testes em laboratório foram utilizados amostras de tecidos compostos por uma mistura de poliéster e algodão, tendo sido aplicado o revestimento através de processos de imersão, secagem e fixação.
De acordo com os especialistas, o composto antiviral terá um impacto relativamente baixo no custo de produção das peças, mas seu efeito de prevenção é capaz de impedir a chamada “contaminação cruzada”, que acontece quando o indivíduo contrai a doença após ter entrado em contato com uma superfície infectada.
A Oyapoc está sempre em constante aprimoramento, buscando oferecer o que há de melhor e mais completo no mercado têxtil, seja em informação ou produtos. Conheça agora todo o nosso catálogo de soluções e não deixe de assinar a newsletter para receber todas as novidades.