Você sabe o que é Sublimação? Para muitas pessoas, essa palavra pode remeter a definição física que aprendemos na escola: um processo de transformação do estado líquido para o gasoso. Em nosso contexto, embora essa explicação não esteja equivocada, nos processos de estamparia esse termo desempenha um papel um pouco mais específico.
Então, caso você ainda tenha dúvidas quanto ao processo de sublimação e os melhores tecidos para utilizar, desenvolvemos esse artigo para responder algumas possíveis questões a respeito desse assunto de uma vez por todas. Confira!
Para começarmos a explicar -ainda que maneira simplista, podemos dizer que sublimação é um processo extremamente importante para a viabilização do comércio nas lojas de vestuário e estamparias, que consiste na transferência de uma imagem para uma variedade de materiais. Através de pressão e calor, diversos produtos podem ser personalizados, como canecas, chinelos, bonés e sem dúvidas, roupas, por exemplo.
Como já mencionado anteriormente, o processo de sublimação pode ocorrer em diversos tipos de materiais, para as mais variadas finalidades. Entretanto, é preciso ter em mente que essa escolha irá impactar diretamente nos rendimentos da sua empresa, afinal, você irá comprar o tecido por metro e possivelmente vendê-lo por centímetro. Por essa razão é preciso se atentar a alguns fatores, como aplicação, composição e finalidades do material, por exemplo.
Fazer a melhor escolha do tecido para o seu negócio pode não ser uma tarefa tão simples. Já adiantamos que não basta atentar-se ao nome do material -que pode variar muito entre as regiões, mas sim a sua composição. Tenha em mente que o processo de sublimação será muito mais satisfatório em tecidos 100% poliéster, ou seja, quanto menor a quantidade desse componente na estrutura do tecido, menor será a intensidade das cores no resultado final. Para exemplificar um pouco melhor: se o tecido possui em sua composição 60% de poliéster e 33% de viscose, sabe-se que a estampa não será tão intensa como poderia ser em um tecido 100% poliéster. Contudo, ainda será obtido um resultado mais satisfatório do que um tecido composto por 50% de poliéster e 50% algodão.
A seguir, você confere alguns dos materiais disponíveis no mercado mais adequados para a sublimação.
Entre tantas especificações, qualidades e pontos fracos, a escolha do melhor tecido para sublimação e estamparia deve ser extremamente planejada, com o objetivo de encontrar aquele que proporcione os melhores resultados para o seu negócio.
Para te auxiliar nessa escolha, a Oyapoc oferece um catálogo com uma extensa variedade de soluções têxteis. Confira agora mesmo!
Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!