O poliéster é uma fibra sintética produzida a partir do petróleo, e é muito utilizado para as mais diversas finalidades. Devido a sua versatilidade e custo-benefício, ele está mais presente em nossa rotina do que percebemos em muitas das vezes.
Não é atoa que este é um dos principais materiais utilizados na indústria têxtil, ao lado do tecido de algodão, malha PV, PA e vários outros tipos.
A maioria das fibras de poliéster são termoplásticas, ou seja, quando submetidas a altas temperaturas, sua respectiva forma pode ser convertida para qualquer que seja a finalidade.
A seguir, você confere um breve comparativo entre as maiores vantagens e desvantagens da utilização desse material.
Vantagens do Poliéster
- Resistência: o tecido poliéster é altamente resistente. Por sua baixa capacidade para absorção de umidade, a resistência do tecido ao impacto quase não se altera quando o mesmo está molhado ou seco, sendo até 20 vezes mais resistente em comparação com a fibra de viscose.
- Perfeito para estampas: quando o assunto é estampa, esse tecido é o preferido. Além de garantir uma sublimação impecável, sua alta elasticidade permite que este material não amasse e nem crie vincos. Outro aspecto extremamente interessante para a indústria têxtil é sua característica brilhante e acetinada.
- Versatilidade: Seu uso não se limita ao vestuário. Esse material é comumente muito utilizado na produção de lençóis, cortinas, móveis e estofados.
- Reciclável: Ainda que sua matéria-prima seja o petróleo, substância não renovável, o poliéster é totalmente reciclável. Lembre-se que o poliéster é plástico, e assim como as garrafas PET pode ser convertida para diversos usos. Contudo, é comum a mistura de outras fibras naturais nos tecidos de poliéster para conferir maior leveza às roupas, processo que inviabiliza a reutilização desta fibra sintética.
Desvantagens do tecido
- Aquecimento: Uma das maiores desvantagens do uso do tecido de poliéster é a alta retenção de calor. As roupas que possuem sua composição total com esse material, podem causar certo desconforto em épocas de altas temperaturas, pois bloqueiam a circulação de ar através do tecido.
- Impacto ambiental: Como mencionado anteriormente, o poliéster é produzido a partir do petróleo, fonte de energia não renovável e de processo de extração poluente.
A praticidade proporcionada pelo tecido poliéster -que tende a ser cada vez mais potencializada pelas novas tecnologias, é sem dúvidas, uma das maiores vantagens do uso dessa fibra sintética.
A Oyapoc busca oferecer soluções que facilitam o dia a dias do seu negócio. Você pode conhecer nosso catálogo de serviços agora mesmo, e ainda não perder nenhum novidade do setor têxtil. Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!