É provável que você nem perceba, mas o poliéster pode estar mais presente em sua vida do que imagina. O fato é que uma das razões para esse material ter se popularizado tanto no mercado, é a sua extrema versatilidade. Seja em cortinas, roupas ou estofados, a fibra de poliéster oferece benefícios e algumas desvantagens muito particulares.
Na leitura a seguir, você conhece as principais características desse material que conquistou os mais diversos setores do mercado. Confira!
O poliéster (Politereftalato de Etileno), também conhecido como PET, é um tipo de polímero termoplástico, ou seja, um material de origem sintética que quando exposto a determinada temperatura apresenta alta viscosidade e assim, pode ser moldado e/ou conformado inúmeras vezes. Essa característica é interessante também para a sustentabilidade do planeta, pois apesar de não ser considerado um material biodegradável, é possível realizar a reciclagem, reaproveitando-o nas maneiras mais diversas.
As fibras de poliéster foram inventadas em 1941 pelos químicos britânicos John Rex Whinfield e James Tennant Dickson. Neste ano, eles lançaram o primeiro poliéster, chamado terylene. Durante a década de 1960 muitas inovações ocorreram nos processos produtivos das indústrias, ocasionando o aumento na produção de fibras como o poliéster, que se destacou por oferecer benefícios como ótimo conforto, melhor acabamento e boa resistência – características responsáveis por proporcionar tanto destaque ao tecido.
Com o passar dos anos, as fibras de poliéster passaram a ser utilizadas para as mais diversas finalidades, desde itens de vestuário, decoração, pneus, materiais isolantes, telas de LED até as populares garrafas PET.
A descoberta das microfibras era o passo que faltava para a consolidação desse material no mercado, visto que isso conferiu aos tecidos de poliéster um toque mais natural e suave. Podemos elencar as maiores vantagens e desvantagens desse material como:
● Vantagens: Os tecidos de poliéster são de lavagem e secagem mais rápida do que em relação a outros materiais. Também possuem custo reduzido e amassam menos que algodão, além de contar com alta durabilidade e maior retenção de cores e estampas.
● Desvantagens: Apesar de muitos benefícios, os tecidos fabricados com fibras de poliéster acabam retendo calor pois bloqueiam a circulação de ar. Lembre-se que tanto na lavagem quanto no momento de passar a roupa é preciso ter cuidado para assegurar que a estrutura do tecido não será danificada por altas temperaturas.
As fibras de poliéster são soluções sintéticas que atendem perfeitamente as mais diversas finalidades.
E por falar em soluções de excelência, saiba que a Oyapoc possui um catálogo de produtos que irão transformar o dia a dia do seu negócio. Conheça agora mesmo todas as nossas soluções e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade do mundo têxtil.