Além de ser um item de necessidade, praticidade e conforto para o dia a dia, as camisetas também são tidas como uma forma de expressão extremamente particular. Não é de hoje e nem à toa que o processo de estamparia tem sido amplamente utilizado na indústria têxtil para a personalização de peças de vestuário.
Existem diversos métodos e materiais que podem ser utilizados para imprimir determinada estampa em uma superfície. Para que você possa entender com mais clareza esse processo, na leitura a seguir preparamos um comparativo dos melhores tecidos para estampar camisetas. Confira!
Seja por serigrafia, transfer, bordado, laser ou digital, as estampas proporcionam exclusividade e personalização às peças. Inicialmente, suas maiores influências vinham da cultura pop e cinema, mas hoje, o mercado de estampas abrange os mais diversos nichos e públicos.
Confira a seguir os melhores tipos de tecidos para estampas.
Os tecidos de fibra de poliéster são grandes destaques na estamparia por diversas razões. Fabricados a partir desta fibra sintética, o material é capaz de absorver e reter os pigmentos com excelência. Além disso, apresenta outras vantagens, como por exemplo: alta resistência e durabilidade, secagem rápida e não tem a necessidade de passar.
O dry-fit é um tecido produzido a partir de uma mistura de poliéster e elastano, muito utilizado no segmento esportivo. Este material é perfeito para processos de estamparia porsublimação, possibilitando uma personalização satisfatória do tecido com as mais diversas cores.
As fibras de algodão foram uma das primeiras fontes naturais a serem utilizadas na indústria têxtil e até hoje, segue sendo a principal matéria-prima.
A maioria das peças fabricadas a partir desse tecido tem como característica marcante serem mais confortáveis, frescas e “respiráveis”, visto que absorvem umidade com facilidade. Contudo, é preciso lembrar que as roupas e peças de algodão amassam com extrema facilidade, além de estarem mais suscetíveis a desbotar e perder a qualidade com o tempo, usos e lavagens.
Para fazer a escolha ideal do tecido de algodão para estamparia, é necessário considerar a espessura do fio utilizado, pois é esse aspecto que irá definir a qualidade do seu produto final. As medidas de espessura dos fios vão de 24.1 a 40.1, sendo que, quanto menor for o número, maior é a espessura do material.
A espessura ideal do fio irá variar de acordo com a finalidade do produto. Confira a seguir um breve descritivo sobre as características dos fios com as principais variáveis de espessura:
Cada tipo de tecido possui suas particularidades e vantagens. Vale lembrar que para a escolha do material ideal, é necessário levar algumas questões em consideração, como por exemplo: a finalidade e a técnica de estamparia a ser utilizada.
A Oyapoc oferece soluções de alta performance para facilitar o dia a dia do seu negócio e elevar a qualidade dos seus produtos. Conheça todo o nosso catálogoagora mesmo e não deixe de assinar a newsletter para receber todas as novidades da Indústria Têxtil.