A personalização é uma característica cada vez mais requisitada no mercado. Por isso, investir no segmento de estamparia (que normalmente ocorre através do processo de sublimação) é uma prática extremamente vantajosa e lucrativa, que vem se fazendo muito presente na indústria e comércio de produtos têxteis.
Mas a necessidade de saber mais sobre esse processo de estampas vai além. Para os profissionais que trabalham atuando nessa área, conhecer e entender mais sobre os melhores tecidos para sublimação é fundamental para o sucesso do negócio.
Entenda que qualquer mínima falha no processo de sublimação pode gerar falhas irreparáveis nas estampas e consequentemente, levar a prejuízos.Na leitura a seguir, você irá conhecer os principais tecidos para obter estampas de alta qualidade. Confira!
Antes de saber quais são os melhores tecidos para estampar, é necessário compreender como são os processos envolvidos. Na sublimação, o pigmento utilizado no processo (tinta sublimática) passa de seu estado sólido para o gasoso, diretamente, imprimindo a marca desejada no tecido.
Vale lembrar que a sublimação inovou os processos de estamparia, visto que essa técnica pode ser aplicada a diversos tipos de tecidos (que serão abordados a seguir), bem como em objetos também.
De modo geral, qualquer tecido que seja 100% poliéster pode ser utilizado para sublimação. Contudo, eles podem ser classificados de acordo com a composição, ou mais precisamente, conforme o percentual de poliéster presente no material. Vamos aos tecidos:
Malha PP (100% poliéster): Este é o melhor tecido para sublimação. Nele, a estampa irá apresentar uma excelente qualidade gráfica, com ótima pigmentação e riqueza de detalhes. Esta malha quase não amassa e por isso, não tem a necessidade de passar a altas temperaturas (durante o uso do consumidor final). Além disso, o tecido também possui um aspecto mais brilhante e acetinado;
Malha PV (67% poliéster / 33% viscose): Este tecido apresenta maciez e não desbota com facilidade, o que é importantíssimo para roupas de uso intenso e que demandam alta frequência de lavagens;
Malha PA (50% poliéster / 50% algodão): Este é um tecido muito utilizado na confecção de camisetas polo. A presença desses dois materiais na composição do tecido é uma solução para compensar as defasagens que ambos apresentam e complementar suas respectivas qualidades, por exemplo: um tecido só com poliéster pode ser bem quente para quem for vesti-lo, enquanto um tecido 100% algodão não permite estampas (sublimação). O poliéster promove mais resistência, retardando o envelhecimento e desbotamento da peça, enquanto o algodão contribui para que o tecido torne-se mais leve e confortável;
Malha PET: Dentre todos que foram listados, este tecido é o mais correto ecologicamente. Produzido a partir de embalagens PET e algodão, ele apresenta excelente qualidade e durabilidade.
Muitas empresas de grande porte vêm adotando a Malha PET como alternativa sustentável para peças estampadas por sublimação;
Neopreme: Este tecido apresenta alta flexibilidade, elasticidade, resistência e proteção térmica. Por sua versatilidade, vem ganhando destaque na fabricação de brindes, acessórios, bolsas e roupas de esporte aquático.
O processo de estamparia por sublimação permite que uma gama de tecidos sejam personalizados, transformando materiais em produtos de alta qualidade e rentabilidade. Da mesma maneira, a Oyapoc conta com soluções de alto padrão, com o intuito de alavancar os seus negócios! Conheça todo o catálogo de produtos que oferecemos e assine nossa newsletter para receber todas as novidades da Indústria Têxtil em primeira mão!